O motorhome

Não vamos aqui fazer um tratado sobre o motorhome (ou RV), até porque já existe um “manual” muito bom sobre como operá-lo aqui (obrigada, Claudia!). Nossa intenção é oferecer dados para que cada família decida se vale mais a pena alugar um carro e dormir em hotéis ou alugar uma “casinha ambulante”, uma “van de acampar”, como diz a Peppa Pig.

Nosso RV na Califórnia
Nosso RV na Califórnia

Analisando primeiramente a questão financeira, achamos que não há muita diferença entre as duas opções, considerando o aluguel do motorhome, o gasto maior de combustível deste em relação ao carro e a estada em campings versus o aluguel do carro, o consumo menor de combustível e o pernoite em hotéis (simples).

Aqui devemos considerar que é comum nos EUA a realização de “free camping”, que consiste em estacionar o veículo em locais permitidos e pernoitar, sem a necessidade de pagar um camping, o que diminui consideravelmente o custo. Colocamos, inclusive, no roteiro, a previsão de free camping em alguns dias. Contudo, não o fizemos. No início porque, como brasileiros que vivem numa cidade grande, achamos que não dormiríamos tranquilos dentro de um veículo, na rua. Provavelmente é um receio sem fundamento, já que a sensação de segurança era grande e é uma prática amplamente realizada pelos nativos.

Mas percebemos que, como somos muitos, esgotávamos o reservatório de água e enchíamos o de “gray water” (toda a água usada nas pias e chuveiro) em um dia. E teríamos que procurar Dump Stations para reabastecimento quase diariamente. Achamos que isso deve funcionar bem para famílias pequenas, mas não para a nossa! Além disso, tomar banho num banheiro de motorhome pode ser adequado e até divertido para , mas definitivamente não é muito confortável para adultos grandes!

 

Motorhome (7)
Cozinhando no RV

O segundo fator a considerar é a praticidade. Adorei arrumar as roupas de todos nos armários no primeiro dia e só ter que pegar as malas novamente no último! Só de imaginar carregar 6 malas para o hotel toda noite, e de volta para o carro de manhã, e procurar as roupas de todos na mala me deixa cansada! Em compensação no RV temos que arrumar as camas todos os dias (pelo menos as que se transformam em mesa e sofá) e limpar o veículo de tempo em tempo, enquanto no hotel é só tomar café e partir (só pra lembrar: normalmente o café da manhã não é oferecido pelos hotéis americanos. Você pode levar seu café para tomar no quarto ou fazer essa refeição numa lanchonete). O que dá mais trabalho para você?

 

Curtindo o RV
Curtindo o RV

 

Jantando no RV
Jantando no RV

 

Viagens longas com crianças certamente incluem os famosos: “mãe, quero fazer xixi” (na melhor das hipóteses), ou “tô com fome!”. Num carro isso significa procura de locais adequados e muitas paradas. Num RV o banheiro está sempre disponível, assim como a geladeira e o armário de lanchinhos. Ponto para o RV?

 

Motorhome (2)

Lanchinho no motorhome
Lanchinho no motorhome

Dirigir um RV na estrada não é difícil, mas não é tão simples quanto dirigir um carro! Eu até gostei da experiência, e repetirei sem problema, mas o marido não se sentiu muito à vontade. Na cidade, contudo, a superioridade do carro é real. Isso é especialmente verdade em cidades que não tem um sistema de transporte público tão eficiente, como Los Angeles. Nas que tem, como San Francisco, o ideal é estacionar o veículo, qualquer que seja ele, e aproveitá-lo. Mesmo assim, achar um lugar que comporte um RV, e estacioná-lo, não é tão simples quanto um carro.

 

Motorhome (4)
Dirigindo o RV

O RV é certamente mais espaçoso, permitindo que as crianças ora sentem em torno da mesa para desenhar ou jogar, ora sentem lado a lado no sofá (ambos com cinto de segurança). Já o carro obriga as crianças a ficar na mesma posição por longos períodos.

Os campings americanos normalmente tem uma boa infraestrutura, oferecendo lavanderia (também presente em muitos hotéis), lojinha de conveniência, rio ou praia, playground. Os que ficamos, mesmo os de Yosemite, também oferecem em cada “lote” uma mesa para refeições e um local próprio para uma fogueira.
Os hotéis simples, ou motéis, oferecem apenas o quarto (normalmente com 2 camas queen), frequentemente com uma mesa. Mas costumam ser mais “centrais”, com mais comércio próximo.

 

Motorhome (3)
Vinho e marshmellow na fogueira

E você, já viajou de motorhome? Como foi sua experiência? Como você prefere viajar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();